Notícias


25
mar
2009

Na manhã do dia 11 de março estiveram reunidos com a Secretária de Educação de Passo Fundo Vera Vieira, os membros da JCI Moacir da Silva Junior Presidente Local e a Coordenadora do Projeto “Oratória Nas Escolas” Maristela Marmentini. Na reunião, foi explicado ao poder público municipal o objetivo do projeto e os motivos que levaram a organização a implantar também em Passo Fundo o “Oratória Nas Escolas”. O Presidente da JCI Passo Fundo Moacir da Silva Junior, salientou a importância que o projeto representa para a organização e a Coordenadora Maristela Marmentini explicou que o “Oratória Nas Escolas” é o início de um grande projeto que a JCI Brasil vislumbra para Passo Fundo. Ela destacou ainda que o projeto é realizado em âmbito local, nacional e mundial, proporcionando ao estudante um amplo aprendizado na arte da elaboração, leitura e apresentação dos textos criados.

A JCI Passo Fundo foi fundada em 09 de fevereiro de 2009 e é uma organização que trabalha para a paz mundial por intermédio da livre iniciativa de seus membros. Através da qualificação individual, a entidade forma jovens lideranças empreendedoras e capacitadas para melhorar a vida da sociedade. Dos diversos projetos planejados para este ano, o “Oratória Nas Escolas” é a “menina dos olhos” da JCI Brasil. Para Maristela, esse projeto será uma nova maneira das crianças e adolescentes visualizarem e compreenderem a leitura. Uma pessoa letrada tem mais facilidade na escrita, na comunicação em público, no pensamento crítico. O projeto em Passo Fundo será realizado em seis escolas municipais. Os alunos participarão de uma eliminatória na própria escola para depois participarem da final municipal. O vencedor irá a Sananduva em agosto para disputar a etapa regional. O estudante que vencer o desafio regional participará em outubro da final nacional do “Oratória Nas Escolas” em Curitiba/PR.

A Secretaria de Educação de Passo Fundo será parceira nesse projeto porque acredita na força da JCI Brasil e no envolvimento de seus colaboradores. Para 2010, o objetivo é dobrar o número de escolas participantes. A Capital Nacional da Literatura não poderia ficar de fora dessa importante iniciativa. Passo Fundo merece um projeto dessa grandeza, porque não estaremos ajudando a formar bons leitores e oradores, mas estaremos ajudando na formação de jovens conscientes e cidadãos. O tema do “Oratória Nas Escolas” deste ano é: Mudanças Climáticas: nós podemos evitar.


Nossos Mantenedores