Notícias


31
mai
2013


Uma guerra implacável e silenciosa, onde o principal alvo são crianças com menos de cinco anos. Apesar de serem indefesas, já tem um inimigo minúsculo e mortal - o mosquito transmissor da malária, que a cada minuto mata mais uma criança.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), existem mais de 200 milhões de casos da doença por ano e cerca de 1 milhão dos infectados morrem. Para reverter este quadro a ONU buscou aliados e em 2008 firmou uma parceria com a JCI Mundial para dizimar o principal inimigo do povo africano.

Um mosquiteiro tratado com inseticida é o trunfo que esses povos precisam para continuar vivendo. Nessa batalha, as armas são adquiridas com as doações de povos do mundo inteiro e distribuídas para as populações mais carentes. As redes são produzidas por empresas localizadas na Alemanha, Holanda e Japão e têm a durabilidade de até cinco anos. Elas são preparadas com métodos de prevenção que além de evitar a transmissão destroem o mosquito e protegem as pessoas que ainda não usufruem deste benefício.

Nessa batalha os líderes são a ONU, a UNICEF, a Agência de Refugiados da ONU (ACNUR) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), que junto dos Ministérios de Saúde africanos, determinam onde os mosquiteiros serão distribuídos, com base na prevalência da doença. Essas organizações ainda realizam trabalhos de conscientização quanto ao uso adequado da rede.

A JCI Brasil encampou este projeto e vem arrecadando dinheiro, junto da JCI Passo Fundo, para posteriormente repassar a JCI Mundial. Ao longo dos anos já foram adquiridos mais de 170 mil mosquiteiros a um custo de U$ 10 (dez dólares) ou R$ 20 (vinte reais). Com a meta de doar até 2015, 1 milhão de mosquiteiros.

Esses valores já contribuíram com a vida naquele país. No ano de 2008, os números revelavam que a cada 45 segundos morria uma criança vítima da malária, hoje, a média é de 60 segundos, ou seja, enquanto você leu este texto 2 crianças deixaram de viver na África.

Essa é uma luta do mundo, por um continente que sofre a cada entardecer. E a JCI Xanxerê, é uma das muralhas que podem salvar milhares de vidas. Para isso basta doar! Seja um soldado! Faça suas doações e salve uma criança na África.

Para doações:
SICREDI
Agência: 0228
Conta Corrente: 398365
CNPJ: 10.637.071/0001-53
JCI PASSO FUNDO
Valor por mosquiteiro: R$ 20,00

Informações:
Ronaldo de Oliveira
Diretor nacional da campanha
roliveira@jci.org.br

Rafael Laimer Bilibio
Presidente 2013 JCI Passo Fundo
presidente2013@jcipf.org.br

http://www.jci.cc/nothingbutnets/
http://www.nothingbutnets.net/


Nossos Mantenedores